Quem sou eu

Minha foto
Av. N. Sra. de Copacabana, 978 / 506 - Copacabana, Rio de Janeiro, Brazil
Tel. (21) 2247-3454 ___ Tel. (21) 8178-7190 ( Emerg. )

quinta-feira, abril 26, 2007

Odontologia Esportiva

Uma visita ao dentista pode salvar carreira de jogador


Odontologia ajuda atletas a prevenir traumatismos dentários e também a melhorar o desempenho nas competições. Necessidade da presença de profissionais especializados em eventos esportivos aumenta com a proximidade da Copa do Mundo e Jogos Pan-Americanos.

Profissionais de saúde bucal afirmam que um simples exame odontológico de rotina pode identificar problemas potencialmente prejudiciais ao desempenho dos jogadores em um momento crucial de um campeonato. Sem falar que a presença de um cirurgião-dentista pode ser providencial para atendimentos de emergência, principalmente em esportes de contato e alto risco como o futebol e basquete.

Uma infecção na boca pode acabar com a carreira de um atleta, provocando falta de fôlego e distensões. Além disso, a National Youth Sports Foundation (NYSSF), dos EUA, entidade dedicada aos estudos e à prevenção de traumas esportivos, afirma que todo atleta envolvido numa atividade esportiva de contato físico tem até 10% de chance, durante uma temporada, de sofrer lesão facial e 33% a 56% de probabilidade de que uma lesão deste tipo ocorra em toda sua carreira. Fora o risco para a saúde dos competidores, esse perigo também é um motivo de preocupação econômica para seus clubes e patrocinadores.

Apesar de reconhecerem a importância da higiene bucal e da presença de um cirurgião-dentista nas competições e treinos, os esportistas não adotam todas as precauções e cuidados. Realizou-se uma pesquisa em 2005 com atletas amadores da cidade de Bauru (SP), com idade entre 16 e 28 anos, praticantes das modalidades boxe, capoeira, futebol e voleibol.
Dos atletas entrevistados, apenas 17% usam protetores bucais durante a prática esportiva; 64% escovam os dentes três vezes ao dia; 50% usam fio dental e 33% não vão à clínica odontológica.
Estas constatações refletem uma realidade que comprova a necessidade de uma conscientização das instituições de saúde, educação e esportivas, para que sejam feitas campanhas públicas na tentativa de estimular os praticantes de esportes e a comunidade em geral para uma melhor atenção aos cuidados de higiene bucal e a praticar esporte com segurança, utilizando protetores bucais. Tais iniciativas têm de ensinar também os procedimentos imediatos frente a um traumatismo dentário.

Nenhum comentário: