Quem sou eu

Minha foto
Av. N. Sra. de Copacabana, 978 / 506 - Copacabana, Rio de Janeiro, Brazil
Tel. (21) 2247-3454 ___ Tel. (21) 8178-7190 ( Emerg. )

quarta-feira, outubro 18, 2006

Protocolos Inferiores

Protocolos Inferiores

Um dos tratamentos mais antigos quando se trabalha com implantes osseointegrados consiste em protocolos inferiores. De fato, as chamadas próteses-protocolos confundem-se com a própria existência da osseointegração. Desde a década de 80, quando Bränemark propunha a existência de uma união total e biológica entre titânio e tecido ósseo, a colocação de 6 (seis) implantes na região do mento e maxilar inferior vem resolvendo casos de dentaduras inferiores instáveis.

Com o passar dos anos, a pesquisa da implantodontia proporcionou que a prótese protocolo pudesse ter a mesma efetividade com um menor número de implantes. Os tratamentos de superfície dos implantes favoreceram a qualidade da osseointegração e propiciaram que a diminuição de 6 para 5 e, atualmente para 4 implantes, colocados na região anterior da mandíbula, tivesse o mesmo resultado prático. Além disso, o tratamento que outrora era feito em dois tempos, com um intervalo de aproximadamente 4 meses entre a cirurgia e a confecção da prótese, hoje é feito em um único tempo, em carga imediata.

As próteses-protocolos são atualmente confeccionadas em carga imediata. O fato de colocar-se os quatro implantes na região mentoniana, onde o tecido ósseo tem excelente qualidade, permite a possibilidade de confeccionar-se a prótese total em até 48 horas. Essa possibilidade de realizar-se o tratamento em carga imediata confere uma satisfação imensa ao paciente. De fato, ele passa de uma situação desagradável, já que usava uma dentadura que não se sustentava na boca, para uma prótese total fixa em apenas dois dias.

Ao mesmo tempo e o fato de a cirurgia ser bastante tranqüila, com anestesia local, indolor e com um pós-operatório nada desagradável também contribui para que as próteses-protocolos sejam tão procuradas.

O tratamento com as próteses-protocolos tem se constituído em uma excelente proposta para aqueles pacientes que usam próteses totais inferiores instáveis. A possibilidade de usar-se carga imediata aumentou ainda mais a sua indicação. No entanto, por tratar-se de uma técnica cirúrgica, sempre deverá estar condicionada ao bom arbítrio de um profissional sério e competente que poderá indicá-la e executá-la de forma a proporcionar qualidade de vida ao seu paciente.

CASO CLÍNICO

Radiografia Panorâmica Inicial


Aspecto Clínico - Condição encontrada na sua primeira consulta

Condição dos 4 Implantes - pós cirúrgico de 4 meses



Próteses confeccionadas e caracterizadas pelo Sistema TG


Antes e depois